Logo Projeto Abraão

Projeto Abraão

Levantando Intercessores pela Coreia do Norte

BOLETIM INFORMATIVO

N° 109 Jun/2022

Caos na Coreia do Norte

Caos na Coreia do Norte

Após uma longa resistência do governo em admitir casos de covid, finalmente é anunciado que o corona vírus chegou com muita força no país. O próprio governo anunciou quase 4 milhões de casos de infectados com o vírus Covid-19. O país, que já é fechado para o mundo, se fechou mais ainda, proibindo até os cidadãos norte coreanos entrarem de retorno no país. Com a chegada admitida do Covid no país, a crise e a fome aumentaram mais ainda, fazendo com que os nortes coreanos vivam um caos total. Cidadãos morrendo mais de fome do que com a pandemia.

O governo anunciou 70 mortes por corona vírus. Esse número pode ser bem maior, mas as informações são manipuladas. Em um momento de desespero diante da situação, finalmente Kim Jong-Un aceitou receber vacinas. Nessa semana a China enviou o primeiro lote de vacinas, mas não divulgou o número de vacinas enviadas. A vacinação já começou priorizando os militares.

O caos do país não intimidou o líder ditador de continuar fazendo testes com misseis balísticos, oito deles foram enviados na primeira semana de junho. Diante dessa situação difícil, precisamos mais do que nunca, como igreja de Cristo, dobrarmos nossos joelhos em favor dos nossos irmãos norte coreanos.

Seja um intercessor do povo norte coreano. A palavra do Senhor nos afirma em Jó 42:10: “Mudou o Senhor a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o Senhor deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra.”

Uma definição simples de intercessão é esta: orar pelos outros. No entanto, a intercessão vai além do que pedir a Deus algo em favor da vida de outro. De acordo com o Dicionário Oxford de Igreja Cristã, intercessão não é apenas orar em favor dos outros. Além de fazer parte das liturgias cristãs mais antigas, a intercessão também se caracteriza por fazer algo por alguém, na história do cristianismo.

Ou seja, quando alguém está fraco em sua fé, é assistido por outro que intercede em seu lugar, ou em seu favor, a Deus, orando por essa pessoa (ou seja, no lugar dela, como se fosse ela), lendo a Bíblia por essa pessoa, além de realizar outros atos de devoção em lugar de alguém em uma situação específica da vida da pessoa na qual ela se encontra impossibilitada de continuar a realizar atos de piedade e devoção. Obviamente, isso tudo tem como propósito o socorro de Deus sobre a vida dessa pessoa.

Não entendemos claramente como se dá esse “colocar-se no lugar de”. Só sabemos que devemos viver como um corpo, de modo que, quando um sofre, todos sofrem, quando um se alegra, todos se alegram. Assim, então, quando algum membro do corpo é impossibilitado de fazer algo em sua piedade, espera-se que outra pessoa faça em lugar daquela impossibilitada. É isso que o Espírito Santo faz por nós, quando intercede por nós “com gemidos inexprimíveis” (Rm 8.26b), em nós, como se fosse nós. “Porque não sabemos orar como convém”, o Espírito intercede em nosso lugar.

A despeito dessa visão que também é contemplada na história da igreja, a intercessão ficou mais conhecida como a prática de orarmos uns pelos outros.

Que você possa hoje mesmo orar pelo povo coreano que tanto sofre.

Equipe Projeto Abraão

Curiosidades da Coreia do Norte

  • Só no dia 16 de maio de 2022 é que a Coreia do Norte admitiu os primeiros casos de Covid no país
  • Quase 20% da população está infectada com o vírus do corona
  • A Coreia enfrenta 3 problemas grandes: Rejeição de ajuda internacional, eficiências no sistema de saúde do país e baixa imunidade coletiva

Motivos de Oração em Favor da Coreia do Norte

  • Ore pela vacinação contra Covid que começou no país. Que toda a população consiga ser imunizada;
  • Ore pelos familiares que perderam seus entes queridos;
  • Que a embaixada brasileira na Coreia possa de alguma forma ajudar a população do país;