Logo Projeto Abraão

Projeto Abraão

Levantando Intercessores pela Coreia do Norte

BOLETIM INFORMATIVO

N° 113 Out/2022

Nem Sempre Foi Assim

Imagem Nem Sempre Foi Assim

Tendo mais de 26 milhões de pessoas não alcançadas pelo evangelho, sendo o número um entre os países que mais perseguem o evangelho no mundo, e dentro da chamada Janela 10/40, a Coréia do Norte hoje é, certamente, um dos países mais desafiadores para a obra missionária no nosso tempo.

Com mais de 26 milhões de habitantes, sendo 60% de população urbana, este país do leste da Ásia possui um governo de Partido Único (Partido Trabalhista da Coréia) e um órgão supremo (Órgão Supremo do Povo) tendo como Chefe de Estado atual, Kim Jong Un. É regido por uma ideologia nativa chamada Juche, desenvolvida por Kim Il-Sung, avô do atual Chefe de Estado, adotada na nova constituição de 1972. É, oficialmente, uma república socialista.

Com apenas 1,5% de cristãos, sendo estes 1,0% de evangélicos, a Coréia do Norte possui 55,7% agnósticos, 15,6% ateus, 12,9% de novas religiões e 12,3% de crenças tradicionais.

MAS NÃO FOI SEMPRE ASSIM... Segundo a Aliança Global Wycliffe, na década de 40 haviam mais de 300.00 cristãos na Coréia do Norte, tendo Pyongyang como o centro da atividade cristã na região. Segundo a Portas Abertas, o cristianismo chegou à Coreia no século XVII, através de coreanos que foram ao Japão como prisioneiros de guerra, e retornaram ao seu país com o evangelho.

Podemos lembrar também da história de Robert J. Thomas, o missionário galês que, em 1866, levou Bíblias à península coreana e se tornou um dos primeiros mártires cristãos daquela terra, tendo bons frutos, como o do soldado Park, seu algoz, e sua família que se converteram; e do governador, que usou o papel da Bíblia de Robert para forrar a sua casa e, lendo seus escritos, também se converteu ao evangelho.

A atual configuração das Coreias tem início após o fim da II Guerra Mundial quando, em 1945, a península coreana sai do domínio japonês e é dividida em 2 zonas de ocupação. A região mais ao sul, com apoio americano capitalista, e a região ao norte, com apoio da União Soviética socialista. Em 1948, são criados dois Estados, sendo que ambos os lados reivindicavam todo o território.

De 1950 a 1953, as duas Coreias entram em uma guerra que deixou 5 milhões de mortos, sendo 2 milhões de civis. Este conflito é considerado o primeiro da Guerra Fria.

Ao fim da guerra, como sinal da trégua, é criada uma zona desmilitarizada entre as duas Coreias chamada de Paralelo 38. A partir daí, China e URSS ajudam na reconstrução da Coréia do Norte. Neste período, inicia-se também o culto ao Imperador Kim Il Sung.

Equipe Projeto Abraão

Você Sabia

  • As duas Coreias falam a mesma língua, a Coreana. Usam também o mesmo alfabeto. No entanto, por conta da divisão dos países e falta de contato entre eles, novos dialetos foram entrando nas duas línguas que não são entendidos por todos;
  • A Coreia do Norte, segundo a organização Repórteres Sem Fronteiras, é o único país do mundo onde o acesso à Internet é inteiramente proibido, sendo somente autorizados alguns participantes da elite do governo norte-coreano.

Curiosidades da Coreia do Norte

  • Interceda por um novo avivamento na Coreia do Norte, como aconteceu na década de 40;
  • Ore para que mais bíblias possam chegar no país;
  • Louve a Deus pelo legado dos mártires que motivam gerações a permanecerem firmes na fé;

Motivos de Oração em Favor da Coreia do Norte

  • Ore por uma mudança no regime de governo da Coreia;
  • Ore pela conversão de Kim Jung-Un