Fevereiro/2016

Devocional

Através dos anos muitos missionários têm sido presos, torturados e expulsos da Coreia por fazerem evangelismo. Com certeza, alguns cuidados são necessários para que atos como esses sejam evitados. Segue abaixo algumas estratégias que podem ser usadas para trazer mais segurança para o obreiro e seus convertidos.

  • PUBLICAÇÕES: O obreiro servindo na Coreia precisa ter muito cuidado com as publicações sobre seu trabalho. Deve evitar ao máximo as redes sociais e e-mails. O melhor é sempre dar relatórios pessoalmente, se possível.
  • ENTENDER A CULTURA: Os norte-coreanos podem ser considerados como crianças inocentes que são protegidos pelos pais. Eles sofrem de uma dependência grande do sistema e são proibidos de pensar, estudar e usar o seu intelecto. Com isso, adoram seus líderes na ilusão de viverem no melhor país do mundo. O obreiro precisa entender essa mentalidade inocente e aproximar das pessoas com amor e sabedoria.
  • TRABALHO SOCIAL: Distribuir alimentos, materiais escolares, remédios, ajuda humanitária tem sido uma das melhores estratégias para quebrar as barreiras entre o obreiro e a sociedade. Lembre-se sempre que os norte-coreanos são ensinados a evitar estrangeiros, porque eles são uma maldição. Apresentar o amor de Deus através do trabalho social tem sido uma grande porta aberta para o evangelismo.
  • O QUE PRECISA SER EVITADO: As agências missionárias devem evitar enviar obreiros japoneses ou americanos na Coreia. Eles são extremamente odiados pela população. Também devem evitar qualquer crítica aos líderes ou mesmo comentários sobre a situação política do país. Os norte-coreanos precisam aos poucos ver por eles mesmos a situação deprimente em que vivem.
  • ESTRANGEIROS: Os missionários devem trabalhar com muito zelo para melhorar a imagem dos estrangeiros no país. É necessário muita paciência e amor ao povo. Críticas aos estrangeiros são constantes e diretas, por isso, o obreiro precisa mostrar através de suas palavras e atitudes que as coisas são bem diferentes do que eles estão sendo ensinados.

Não é fácil trabalhar na Coreia, pois precisa haver muita renúncia por parte do obreiro. Contudo, não é impossível e com a ajuda do nosso Mestre podemos ver o fruto do nosso trabalho. Oremos por aqueles que já estão dentro da Coreia servindo a Cristo e por aqueles que estão se preparando para enfrentar um dos países mais difíceis do mundo para se trabalhar.

Curiosidades

A Coreia do Norte possui uma das bandeiras mais alta do mundo. O mastro que está situado na cidade de Gijeong-Dong, possui 160 metros de altura e suporta uma bandeira que pesa 240 kg, quando seca.

Motivos de Oração

  • Louve a Deus porque muitas organizações cristãs têm conseguido levar ajuda aos cristãos norte-coreanos todos os anos;
  • Ore para que, através das palavras ou dos atos, estrangeiros na Coreia possam expressar a graça de Deus aos norte-coreanos.