151 - janeiro / 2026

Um País Atípico

Onde o tempo é controlado pelo regime e a fé cristã é punida com morte ou prisão perpétua

Os anos se passam e a Coreia do Norte se mantém como um país que foge do padrão da maioria das nações ao redor do mundo. Um país que não celebra o natal e nem mesmo o ano novo. Apesar de terem uma grande festa no dia 31 de dezembro, a celebração não se refere ao novo ano.

A Coreia celebra seu ano novo no calendário Lunar (Seollal) que é em fevereiro. A Coreia do Norte usa o seu próprio calendário, o Juche, que conta a partir do nascimento de Kim Il-sung (1912). Assim, o Ano Novo gregoriano de 2026 corresponde ao Ano Juche 115, por exemplo, mas as comemorações que ocorrem em abril, focam na transição gregoriana e na celebração do próprio regime.

Já são 23 anos que a Coreia do Norte se mantém em 1º lugar na Lista Mundial da Perseguição da Portas Abertas. São 23 anos liderando como o “pior lugar do mundo” para quem se decide por Cristo. Desde 2002, o único ano em que a Coreia do Norte não esteve no topo da lista dos perseguidores foi em 2022, quando o Afeganistão foi tomado bruscamente pelo Talibã e subiu no ranking, sendo o pior perseguidor de cristãos naquele ano. Mesmo assim, a Coreia do Norte permaneceu no mesmo nível de violência contra os seguidores de Jesus. Neste ano, a pontuação norte-coreana foi ainda maior, atingindo o nível máximo de pressão em todas as esferas da vida.

Quando o governo da Coreia do Norte descobre que um de seus cidadãos se tornou cristão, ele o condena à prisão com dois destinos certos: execução ou passar o resto da vida em campos de trabalho forçado. Nesses campos o cristão é submetido a diversas violações de direitos humanos, como tortura, fome e violência sexual. Os familiares do condenado recebem a mesma sentença, mesmo sem ter cometido nenhum crime.

Os cristãos sempre foram os principais alvos dos ataques do regime. Os líderes querem apagar totalmente a presença cristã no país. Somente a família Kim pode ser adorada e não há espaço para outros “deuses”.

Curiosidades

  • Você sabia que na Coreia do Norte o bebê recém-nascido tem um ano de vida. No dia 1 de janeiro todos adicionam um ano de idade. Sendo assim, um bebê que nasce no dia 31 de dezembro tem um ano de idade e no dia 1 de janeiro ele comemora 2 anos de idade.

Motivos de Oração

  • Não desista de interceder por uma mudança de regime na Coreia do Norte;
  • Ore pela conversão do ditador Kim Jong-un;
  • Clame pelos cristãos que estão sendo perseguidos, presos e torturados no país, para que eles encontrem paz de espírito, mesmo debaixo de fortes sofrimentos.
Voltar